terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Maltês - O pequeno notável cãozinho da nobreza

Este cãozinho de pelagem tão alva quanto a neve tem seu nome relacionado a Ilha Malta, porém não é de onde vem sua origem. Já esteve presente na realeza e até ganhou versos em poesia. Uma raça que vem crescendo muito, principalmente no Brasil pela sua elegância e facilidade de adaptação.


Temperamento do Maltês:

Considera o melhor do Maltês sua facilidade de se adaptar a ambientes e à vida de seu dono. Não importa se você tem uma vida agitada ou pacata, o cãozinho Maltês vai te acompanhar sem o menor problema. Como ser cão de companhia vem de suas origens, o Maltês ama ficar junto ao seu dono, principalmente e este lhe der colo. Essa raça diferente do Yorkshire por exemplo, ama colo. Não se sentem bem ficando sozinhos, mas isso se torna uma exceção quando desde filhote o Maltês esteja acostumado a brincar sozinho.

A raça Maltês não costuma se intimidar com pessoas, objetos ou animais estranhos que invadem seu espaço ou apresentem aparente ameaça a seu dono. Mesmo com sua pequena estatura e sua carinha meiga ele vai latir a qualquer um desses sinais! Na presença de pessoas estranhas o Maltês pode latir até se acostumar e mostrar toda sua doçura abanando o rabinho de um lado para o outro dando assim boas vindas. E não se preocupe, que o tempo entre o latido e as saudações como rabo normalmente não demora.

Malteses são inteligentes, dóceis, adoram brincadeiras de ir buscar objetos e entregá-los ao dono. São bastante enérgicos e vez ou outra tem acessos de grande atividade física.Origem do Maltês:

O maltes é considerada uma raça bem antiga. Há relatos de que existiu antes mesmo do nascimento de cristo, mas sua verdadeira origem é desconhecida. Com sua história traçada por séculos, o maltês já foi conhecido como também como terrier maltês, cão das damas romanas, Bichon, cão Leão Maltês.

Apesar de ninguém afirmar ao certo de onde veio o Maltês, acredita-se que essa raça da família dos toys, é parente dos Terriers Tibetanos, pois existem algumas evidências de que a raça originou-se n Ásia. Há também teorias que dizem que o Maltês é descendente da raça Spitz Alemão que podia ser encontrado na região do Lago da Suiça.

A teoria que associa o Maltês à Ilha da Malta nos conta como a raça caiu no gosto da realeza e passa a ser considerado cão de nobre. Explica-se que provavelmente que as tribos nômades que viviam na Ásia migraram para a Europa através do Oriente Médio, junto deles iam os pequenos e alvos cãezinhos que mais tarde serviriam como moeda de troca na Ilha de Malta no mar Mediterrâneo. Lá a atividade do comércio era intensa pela sua posição geográfica. A partir daí o Maltês era deixado como pagamento e os nobres, ricos e a realeza passaram a adotar e transformar o Maltês em cão de companhia através de seu cruzamento.

Cuidados com a raça:

Diferente das outras raças o Maltês não exala um cheiro desagradável que os outros cachorros exalam quando ficam mais de uma semana sem banho. Mas nem por isso deve-se descuidar! Os banhos dever ser dados semanalmente para que o pêlo do seu Maltês não perca o brilho nunca.

Não é recomendável deixar seu cãozinho Maltês brincando na grama ou no quintal, isso causa danos à pelagem da raça, por isso o Maltês é um ótimo cão para se ter dentro de apartamento. Pense duas vezes antes de comprar um filhote de Maltês s você tiver crianças pequenas dentro de casa. O maltês é uma raça bem pequena, portanto mais frágil e com mais facilidade de se machucar com as brincadeiras das crianças.

Manchas no pêlo da cor negra na região da área dos olhos são bastante comuns nos Malteses. Isso acontece pela quantidade de água que sai pelo duto lacrimal do cão. Se essa região for diariamente higienizada, essa mancha pode ser reduzida. Outra atividade diária a se fazer para cuidar da pelagem branco gelo do Maltês é a escovação. Tenha isso como hábito.

Características da raça:

Tamanho/peso

A altura do Maltês varia entre 22 a 25 cm e o peso é em média 3 kg. Essas referências servem tanto para a fêmea quanto para o macho do Maltês.

Pelagem

Da cabeça aos pés o Maltês é coberto por pêlos bem brancos, lisos e bem macios. Qualquer tipo de variação não é muito desejável.

Focinho

Há variação da cor no focinho do Maltês durante o inverno, podendo ficar da cor marrom ao rosa, porém a cor normal é o preto.

Orelhas

Caídas e também cobertas de pelagem branca.

Olhos

Bem escuros e bem expressivos.

Curiosidades:

  • O Maltês tem uma perspectiva de vida entre 16 a 19 anos. 
  • Tem sido destaque em exposições oficiais não só pela beleza, mas também pelo seu temperamento e elegância. 
  • Pessoas que tem alergia a cães não tem alergia ao Maltês. É considerada raça hipoalergênicos. 
  • Não existe a raça “micro Maltês”, essa raça não apresenta variação. O que pode acontecer é uma variação de tamanho nas ninhadas de filhotes de malteses onde alguns podem nascer menores que os outros. Muitas pessoas aproveitam disso e cobram preços altos na venda desses filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário