sábado, 17 de março de 2018

Cachorro na Praia? O Seu Melhor Amigo Também Precisa de Férias

passear com cachorro na praia


Alguns cães, principalmente os que vivem em apartamento acabam ficando estressados devido ao confinamento. Eles passam horas do dia sozinhos enquanto seus donos trabalham, e por mais que sempre os levem para uma caminhada, sabemos que cães gostam de liberdade, espaço, correr, sentir o ventinho gostoso no focinho não é? Já se imaginou correndo com seu cachorro na praia?
E se você é do tipo de pessoa que não vive sem o seu melhor amigo, não quer deixá-lo em um hotel para cães e quer muito viajar com seu cãozinho, aqui vão algumas dicas para uma possível viagem nesse fim de ano.

Os Preparativos

Se o seu cãozinho já está acostumado com passeios de carro, pode pular essa parte, mas caso ele não esteja leve a sério essas dicas.
Assim como alguns humanos, os cães podem ter mal estar e até enjoos durante a viagem, principalmente se for longa. O ideal é tirar a água do seu cão 1 hora antes e a alimentação 8 horas antes de iniciar a viagem.
Algumas pessoas costumam dar medicamentos de uso humano específicos para enjoos, pois além de eliminarem as náuseas dá sonolência. O correto é sempre consultar um veterinário antes de aplicar qualquer medicação, pois ele poderá indicar o medicamento e dosagem ideais para o animal.
Além de esses medicamentos ajudarem na estabilidade do seu cão durante a viagem, podem ser alternativas interessantes para serem usados também em festas de fim de ano em virtude dos fogos e barulhos.
Antes da viagem consulte o site da cidade que você pretende visitar, já que geralmente eles possuem informações que possam esclarecer quanto à proibição de animais em praias, multas ou horários apropriados para caminhadas com seus bichinhos. Isso ajuda prevenir pequenos incidentes.

Melhores Formas de Transportá-los

Leve o cãozinho dentro de uma caixa de transporte adequada ao tamanho dele, ou você também pode optar pelo cinto de segurança específico, encontrado em pet shops. Não é obrigatório em leis de trânsito que o animal seja transportado em gaiolas, mas a legislação prevê que eles sejam transportados de forma que não apresente risco ou ameaça ao condutor do veiculo. Então nada de deixá-lo solto no carro, com a cabeça para fora da janela e jamais no banco da frente!
Lembre-se que é proibido transportar animais em caçambas (parte externa do carro, caminhonete).
Faça paradas a cada duas horas caso a viagem seja longa. Esse intervalo é importante para que o bichinho estique um pouco as patinhas, faça suas necessidades fisiológicas e respire um pouco de ar fresco. Se ele não tiver problemas de náuseas e mal estar você poderá alimentá-lo, e deve hidratá-lo.
Não deixe o animal sozinho dentro do carro, de forma alguma.
Lembre-se de levar brinquedos e petiscos para que ele não fique entediado se a viagem for muito longa.

Cuidados Que Devem Ser Tomado ao Passear Com Eles na Praia

Caso você vá para uma praia em horários calmos, como o inicio da manhã, leve sempre saco plástico para recolher as fezes e o correto é não deixar que o cãozinho tenha contato com a areia, pois isso é totalmente desagradável para as demais pessoas que frequentam este ambiente. Caso você precise levá-lo consigo para a areia, use as caixas de transporte e deixe-as fechadas. Pode ser desagradável para você e seu animal, mas é o mais coerente com os demais frequentadores da praia. Em situações adversas, prevalece sempre o bom senso.
Jamais deixe seu animal solto na praia. Leve-o sempre na coleira para que você sempre tenha o controle da situação. Certos cães podem ficar agitados ao perceberem a presença de outros animais.
Tenha cuidado com a dirofilariose, que é aquele bichinho que se instala no coração dos cachorros, geralmente no litoral é onde ocorrem mais casos. Existem remédios que previnem a doença e devem ser tomados antes da viagem.
Mais um bom motivo para ir à praia com seu cãozinho logo pela manhã cedo é o sol, em excesso e muito forte também não faz bem para o seu bichinho, principalmente se a areia já estiver quente, o que pode causar queimaduras nas patinhas. Se o seu animal tiver pelos longos é ideal tosá-lo antes, pois com a temperatura muito alta isso pode ser um incômodo para ele. Esses cuidados com o sol e calor são extremamente importantes, pois os animais também sofrem de insolação.
Infelizmente as praias brasileiras não permitem a permanência de cães e gatos na areia e no mar, e isso ocorre devido ao mau comportamento de alguns donos já que nem todos tem a consciência de como um cachorro deve permanecer em lugares públicos. Por isso é extremamente importante somente passear com o seu bichinho no calçadão e evitar o contato dele com a areia.
Como muitos donos não usam o bom senso e geralmente são os mesmos que sujam as praias com seus restos de comida e bebidas, essas leis foram necessárias para garantir o bem estar de todos os frequentadores.

Hotéis Que Aceitam Seus Melhores Amigos

Já existem muitos hotéis que aceitam animais e até oferecem atividades específicas para eles. Algumas informações são extremamente importantes ao fazer sua reserva, como o tipo, raça e porte do animal. Informe também sobre características atípicas, costumes e temperamento do seu bichinho.
Sites especializados em dicas e roteiros de viagem oferecem muitas opções de hotéis onde seu animal será bem vindo.
Separamos para você alguns hotéis litorâneos que aceitam animais:
  • Pousada dos Deuses, Paraty – RJ
  • Hotel Casa Amarelo, Rio de Janeiro – RJ
  • Hotel Canto do Camburi, São Sebastião – SP
  • Hotel Barra do Piúva Porto, Ilhabela – SP
  • Hotel Pura Vida, Maresias – SP
Seguindo essas recomendações certamente você e seu bichinho terão momentos muito agradáveis juntos!

E você, está pensando em levar seu amigo nas próximas férias?
Deixe seu comentário aqui abaixo e nos diga se você já levou seu cachorro para tirar umas férias e como foi a experiência. Nós adoramos saber a sua opinião e conhecer a história do seu fiel companheiro.

O post Cachorro na Praia? O Seu Melhor Amigo Também Precisa de Férias apareceu primeiro em Acabar com Pulgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário